Empresas com História 2019

NOMEADOS 2019

1/1

Empresas com História 2018

logogreen.png

Fundada em 1883, é a mais antiga, e atualmente única, plantação de chá da Europa, mantendo desde então as tradições originais do oriente e as qualidades ancestrais há já 5 gerações familiares. Reconhecida internacionalmente como produtora de chá de primeira classe, começou quando Ermelinda Gago da Câmara e o seu filho José Honorato abriram a fábrica e venderam a primeira produção de chá sob a chancela Gorreana.

Atualmente as plantações cobrem uma área de 32 hectares na ilha de S. Miguel de onde se produzem cerca de 33 toneladas de chá por ano nas variedades de preto e verde. Uma pequena parte da produção é destinada ao mercado nacional, sendo que a restante é exportada para muitos países como Alemanha, EUA, Canadá, Áustria, França, Itália, Brasil, Angola, Japão, entre muitos outros.
Esperamos pela vossa visita!

Vencedor

2018

S. Miguel

cha-gorreana-dos-acores-.jpg

NOMEADOS 2018

1/1

Empresas com História 2017

Fundada em 1789, localiza-se na Rua do Loreto, n.º 53/55. Aquando da sua fundação, o seu principal objetivo foi produzir velas de qualidade superior às que até então se faziam, rejeitando o sebo como matéria prima, e utilizando em sua substituição a cera de excelente qualidade. Introduziu as primeiras velas coloridas, recebeu como incumbência a iluminação pública da sua frente de loja.

 

Com mais de dois séculos de experiência a fabricar velas, mantém ainda hoje a sua tradição de fabrico artesanal. Produzem-se velas para iluminação, círios, velas decorativas, velas aromáticas, ecológicas, rústicas, velas para castiçais, velas para dias comemorativos, entre outras. As velas podem adotar diferentes formas e formatos como cilíndricas, esféricas, paralelepipédicas e de várias medidas. O cliente escolhe. O cliente decide.

 

Se necessita de velas ou acessórios para velas, a Caza das Vellas terá todo o gosto em o atender!

Vencedor

2017

Lisboa

NOMEADOS 2017

1/1

Empresas com História 2014

Vencedor

2014

Lisboa

Fundada em 1925 por Joaquim Rodrigues Simões, empreendedor e profundo conhecedor dos hábitos dos lisboetas idealizou um estabelecimento, localizado na Rua do Carmo no n.º 87-A que, apesar das suas reduzidas dimensões, é uma referência no comércio de Lisboa, tal como ULISSES mitológico. Pretendia servir a sociedade mais exigente da época com um produto de alta qualidade, com um design próprio e inovador, resultado da criação de uma oficina destinada à manufatura das luvas que comercializava. Última casa em Portugal com venda exclusiva de luvas, continua a contar com uma equipa de profissionais qualificados, que acompanha todo o processo de fabricação e seleciona pelarias de primeira qualidade. O design distingue-se entre o clássico e o desportivo, indo ao encontro das exigências das novas tendências. A decoração da loja, que permanece intacta, é constituída por móveis de inspiração Império, que se coadunam harmoniosamente com a fachada neoclássica. A Luvaria ULISSES caracteriza-se pela tradição e qualidade!

NOMEADOS 2014

1/1

Empresas com História 2013

Vencedor

2013

Porto

Com origem na Ourivesaria Cunha, e por isso considerada como casa fundada em 1880, a Machado Joalheiros fica situada, desde 1914, no nº 200 da Rua 31 de janeiro, no Porto, num edifício projetado pelo arquiteto Francisco de Oliveira Ferreira, representando o expoente da Arte Nova nesta cidade e, por isso, classificado como imóvel de interesse público.
 

Tendo à frente a quarta geração da família Machado, esta casa conseguiu acompanhar as diversas transformações deste ramo de atividade, dedicando-se à joalharia, ourivesaria e relojoaria.
 

Hoje, para além de continuar a ter nas suas montras os grandes nomes da joalharia e relojoaria internacional, o seu prestígio, resultado de mais de um século a fazer jóias e a representar estas marcas, permite-lhe acolher algumas das mais importantes exposições nesta área.
 

A Machado Joalheiros, como já poucas lojas no mundo, mantém a tradição da realização de jóias por encomenda.

NOMEADOS 2013

1/1

Empresas com História 2011

Vencedor

2011

Porto

Em 17 de dezembro de 1921 pela autoria do arquiteto João Queirós, abriu um luxuoso café com o nome de Elite situado na Rua de Santa Catarina, o local mais central da cidade.

 

O Majestic conta a história do Porto, o Porto dos anos vinte, das tertúlias políticas e do debate de ideias.

 

Um dos mais antigos e tradicionais cafés da cidade, tem uma esplanada para 30 pessoas. Atente-se na decoração Art-deco, num espaço hoje vocacionado para o turismo. Serve refeições à la Carte.

NOMEADOS 2011

1/1

Empresas com História 2010

Vencedor

2010

Lisboa

A Conserveira de Lisboa foi lançada em 1930, fruto de vários pactos sociais e fica situada no cruzamento da Rua dos Bacalhoeiros com a Rua da Madalena.
 

A Conserveira de Lisboa distingue-se pelo seu sortido especializado de conservas. Esta “mercearia” é reconhecida a nível nacional e internacional pela representação das histórias das épocas a que assiste. A Conserveira de Lisboa representa o melhor de uma antiga mercearia portuguesa, avivada pelos clientes exigentes, bem informados e curiosos da sociedade moderna.
 

Atualmente, muitos são os que diariamente entram nesta loja procurando um pouco de tudo, conservas, cultura, história, histórias, entre muitas outras coisas…
 

Este ano a Conserveira de Lisboa comemora 80 anos de existência.

NOMEADOS 2010

1/1

Empresas com História 2009

Vencedor

2009

Porto

Fundada em 1881, a Livraria Lello iniciou a sua atividade na Rua do Almada no Porto. Em 1906, muda-se para a Rua das Carmelitas, frente à Torre dos Clérigos, para um edifício construído de raiz, em estilo neogótico, com projeto de Xavier Esteves, estando presentes, na sua inauguração, entre outros, Guerra Junqueiro e Afonso Costa. A Livraria Lello, que mantém, ainda hoje, a traça original, estende-se por dois andares, ligados por uma escadaria circular. Nas suas estantes e bancas, iluminadas pela luz da clarabóia, estão expostos cerca de "120 mil títulos diferentes”, em diversas línguas.
 

Nos últimos anos a Lello, informatizou-se e foi criado, no seu interior, o “café literário” e uma galeria de arte.
 

Conhecida internacionalmente, a Lello tem um grande número de clientes estrangeiros e é, frequentemente, objecto de visitas de estudo.
 

A Livraria Lello é considerada uma das mais belas livrarias do mundo.

NOMEADOS 2009

1/1

© 2017 Prémio Mercúrio - Gestão do Projeto

informacoes@premiomercurio.com  

Rua Vice Almirante Augusto de Castro Guedes  51, 1800-341 Lisboa